Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
A linguagem inclusiva por meio da comunicação
Estamos fazendo com que todos se sintam pertencentes à forma de falar, escrever e se comunicar?
Registrando o link do dia que tive a honra de dividir um artigo pro Meio & Mensagem com uma mulher que admiro tanto - Debora Moura, obrigado por sempre me puxar pra cima com você - também quero exibir essa imagem linda da minha jaqueta feita pelo João Ribeiro, que carrega palavras que sempre faço questão de repetir: "INCLUIR É SIMPLES."
E um gostinho do artigo pra vocês terem vontade de continuar a ler.
"Refletindo sobre o ‘Pretuguês’, talvez possamos entender melhor a força ancestral e futura da nossa língua. A comunicação inclusiva, por exemplo, vem como mais um conceito para que possamos compreender o português como uma língua viva, em constante transformação, para além da necessidade de ser compreendida por todas as pessoas. Não podemos deixar de lado as incorporações que, de tempos em tempos, fazemos ao modo de falar e escrever, transformando a comunicação em algo realmente inclusivo.
Nesse esforço de implementar uma linguagem inclusiva, tropeço na caretice de driblar o futuro, evitando alfinetar a língua portuguesa, mesmo reconhecendo que ela reforça estereótipos. Palavras são um sopro – “o ar que vem dos pulmões é modelado por inúmeras possibilidades de abertura da boca, movimento dos lábios e da língua. Sobe, desce, entorta, recolhe. A cada mexida são formadas vogais, consoantes, sílabas, palavras."

















